Cursos - 28/11/2019 - Manhã

08:00 - 12:00 - Caracterização de Pessoas com Deficiência (PCD)
Palestrantes: Andrea Koppe e Daiana Cristina K. Pigosso

Conceitos de Pessoa com Deficiência para a Lei de Cotas e a Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Tipos de deficiências e características pela ótica das regulamentações e enquadramentos médicos; Laudos médicos, Certificado de reabilitação do INSS e Visão Monocular; Programas internos de Inclusão com base na Instrução Normativa 98/2011 (Base de fiscalização) para qualidade nos programas.

08:00 - 12:00 - Construção do PCMSO nos dias atuais
Palestrante: Jean Alexandre Correa Vieira

Estabelecer a elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) por parte de todos os empregadores e instituições, com objetivo de prevenir, detectar precocemente, monitorar e controlar possíveis danos à saúde do empregado. Conhecimento sobre a NR 7 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional quanto a prevenção, detecção precocemente, monitoração e controle de possíveis danos à saúde do empregado.


 

Cursos - 28/11/2019 - Tarde

13:00 - 17:00 – Curso Ergonomia: Organizacional e Cognitiva
Palestrante: Hudson de Araújo Couto

1ª Parte: Entendendo a Organização do Trabalho e a Ergonomia

Objetivo:
Apresentar ao participante um modelo prático de abordagem de uma questão complexa (Organização do Trabalho), instrumentalizando-o na identificação das questões relacionadas a esse aspecto e também como orientar para a procura de soluções.

Conteúdo Programático:

  • Organização do Trabalho em 9 letras: um "T" e 8 "M";
  • Como uma questão de Organização do Trabalho pode gerar um problema ergonômico;
  • Modelo de origem de transtornos de membros superiores e de transtornos mentais: o papel das questões relacionadas à organização do trabalho;
  • Como identificar os fatores de organização do trabalho numa análise ergonômica;
  • Exemplos de casos de desajustes na organização do trabalho levando à ocorrência de LER/DORT; a "sopa de letras";
  • Discussão de 2 casos com base em dados secundários;
  • De que formas o médico do trabalho pode atuar em questões de organização do trabalho.

2ª Parte: Entendendo o que é Ergonomia Cognitiva

Objetivo:
Apresentar aos participantes um modelo prático de abordagem da Ergonomia Cognitiva, com exemplos de situações que induzem ao erro, bem como situações que induzem ao acerto do trabalhador ao realizar suas atividades.

Conteúdo Programático:

  • Abordagem das causas do erro humano: o hexágono;
  • Instrumento prático: Fluxograma para identificar as causas do erro humano;
  • Discussão de 2 casos de erros e acidentes;
  • Em busca do acerto humano: O papel da ERGONOMIA, dos SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO e os SISTEMAS SOCIOTÉCNICOS DE AUMENTO DA CONFIABILIDADE HUMANA;
  • Os 10 Pilares da confiabilidade humana: explanação e exemplos práticos de cada pilar;
  • Os pilares da atuação ergonômica nos sistemas de alta produtividade ou de altíssima confiabilidade: o princípio HOTEC;
  • Exemplo de Sistema HOTEC na aviação civil;
  • De que formas o médico do trabalho pode atuar em questão de ergonomia cognitiva.

13:00 - 17:00 - Perícia Médica: Judicial, de Agravos, relacionada a Medicina do Trabalho
Palestrante: José Marcelo Penteado

Laudo pericial no artigo 473 do CPC e a atuação do perito e dos assistentes técnicos. Tipos de quesitos. Documentos essenciais que devem acompanhar uma inicial e uma defesa. As 5 características básicas de um bom perito. Conceito de acidente trabalho, doença profissional e doença do trabalho. Conceito de concausa. Motivos excludentes de nexo causal. Motivos excludentes de culpa. Conceito de Nexo profissional e nexo técnico-epidemiológico. Critérios para estabelecimento de nexo causal em acidentes de trabalho. Critérios para estabelecimentos de nexo causal em doenças ocupacionais. Critérios para estabelecimentos de nexo concausal em doenças ocupacionais. Conceitos fundamentais na valoração do dano corporal. Diferenciando deficiência funcional de incapacidade laboral. Entendendo o que é quantum doloris (sofrimentos padecidos) e dano estético.


 

Promoção

APAMT

Gerência Operacional

Alma Eventos

Agência Oficial

HS&B

Redes Sociais