Nesta Jornada Paranaense de Saúde Ocupacional escolhemos duas vertentes para aprofundar. São das maiores competências requeridas, por demandarem ações diretas dos médicos e apresentarem resultados eficazes para trabalhadores e sociedade.
A primeira é a atenção médica direta ao trabalhador. Temos que entender as suas questões de saúde e resolver. É a clínica, o diagnóstico, a intervenção necessária e suficiente, o alívio, o encaminhamento.
A segunda é a gestão da saúde na sua relação com o trabalho, usando a informação, a evidência técnico científica, a organização e o planejamento para prevenção e correção dos rumos. E que fomenta e justifica as intervenções no trabalho a partir do gestor.
Vamos debater com a academia e com a prática vários desses pontos, na linha de crescimento conceitual e de competências, e também de relação humana. Confiram na programação científica.
E vamos nos esbaldar na riqueza dos contatos, com as conversas de salas e corredores, no convívio. Vamos nos deliciar com a cidade, com a beleza das águas e dos parques. Só manteremos a saúde, incluindo a nossa, também como trabalhadores e cidadãos, com pensamentos e ações de sustentabilidade. Uma Jornada de Saúde presta-se a isso.
Tenhamos um evento seguro e saudável. Sejamos bem-vindos.
João Carlos Lozovey
Presidente da XXXII Jornada e V Congresso Paranaense